domingo, 14 de setembro de 2014

Mina do Chico Rei



Em janeiro de 2014, visitei as cidades históricas do estado de Minas Gerais, para mim é um dos estados mais lindos do Brasil. Em Ouro Preto, (cidade em que eu ainda pretendo morar por um tempo... planos de aposentadoria) fui na Mina do Chico Rei, umas das mais famosas da cidade.
Cheguei quase na hora de fechar e entramos (eu e meu marido) nela sem um guia acompanhando. Não se consegue ficar de pé lá dentro e quanto mais se anda menos espaço e menos ar para se respirar se tem.
Não consegui caminhar até o final, achei que era por causa da dor nas pernas, mas não, a todo momento eu pensava nos escravos que lá trabalhavam nus, que lá morreram, e o silêncio que ouvia lá dentro me foi quase insuportável. Não aguentei tamanha emoção e voltei andando sozinha por aquele túnel buscando ansiosamente  o seu final.
Céu azul, ar puro, lavei meu rosto e chorei.



Mina do Chico Rei


Ajoelhada ali

Sem poder ficar de pé
Não consegui terminar o caminho
Caminho do ouro
Caminho da dor
Caminho da morte
Larguei tudo
Voltei no silêncio do túnel
Sozinha, sem ninguém
E orei
E quando cheguei no fim
Respirei e chorei

08/ 01/ 2014

Ouro Preto - Minas Gerais





Foto de autoria de Leonardo Cassanho Forster





Nenhum comentário:

Postar um comentário